O CORONAVÍRUS OCASIONOU ALGUMAS COISAS NAS QUAIS DEVEMOS PENSAR

Esse tal coronavírus gerou algumas coisas nas quais precisamos com responsabilidade refletir. Na verdade, depois dessas considerações não desejo mais falar sobre esse assunto tão indigesto, explorado por pessoas boas e ruins, aproveitadores e quem quer ajudar. Vamos a lista dessas coisas nas quais devemos olhar com discernimento.

1. Nivelou todo mundo. Não há pobre, rico, remediado, culto inculto…
2. Produziu pânico em muita gente. Revelou com mais intensidade os medrosos, os que não têm esperança.
3. Juntou familiares em casa. Algo raríssimo num mundo louco, ganancioso, acelerado, egoísta, disperso e superficial.
4. Diminuiu a poluição.
5. Enriqueceu alguns.
6. Revelou o comprometimento da imprensa em gerar medo e faturar sobre a desgraça alheia. Temos aqui os meios de comunicação de massa.
7. Revelou o poder mais abrangente das redes sociais.
8. Mostrou que estamos numa aldeia global, extremamente vulnerável e que o ser humano sendo novo ou velho é frágil, debilitado.
9. Revelou com mais força a maldade do coração humano. Os exploradores ordinários e perversos diante do sofrimento do próximo, vendendo coisas necessárias a preços abusivos, indecentes.
10. Motivou a solidariedade de muita gente boa.
11. Deu oportunidade aos pais de conviverem mais tempo com os filhos. Brecou a terceirização da educação, trazendo o fortalecimento de valores familiares, desenvolvendo a comunhão em família e gerando a criatividade.
12. Revelou os "profetas" de plantão, espertos e sutis.
13. De um modo geral, sobre essa pandemia, tem havido interpretações esquisitas e sem propósito.
14. Estimulou a valorização das coisas simples da vida.
15. Ensejou o cuidado com a saúde pela prevenção. Inclusive, o idoso, tão desvalorizado, tem sido alvo de cuidados. Em alguns casos, para salvar a pele dos mais novos.
16. Politizou o evento, colocando a culpa no presidente e usando de críticas ferinas ao governo. Jogando governadores tendenciosos contra o governo federal, promovendo a desunião em vez de união entre os gestores públicos. Palavras não recomendadas do presidente.

17. Fechou os templos, fragmentou a comunidade da fé. Infelizmente, há muitas pessoas perdidas nas igrejas que não se reúnem. Há um enfraquecimento da fé de muita gente.
18. Trouxe exageros por parte de governos municipais e estaduais, prendendo as pessoas nos seus domicílios.
19. Motivou a construção de hospitais e outros investimentos na saúde que andava na UTI. No passado, gastaram bilhões com a construção de estádios em vez de hospitais.
20. Valorizou os profissionais de saúde que andavam depreciados.
21. Encontrou governos em toda parte do mundo despreparados.

Bom, o coronavírus veio e deve impactar as pessoas nas suas raízes. Um mal que tem gerado muitas coisas que nos levam à reflexão. Sairemos dessa pandemia mais maduros, conscientes de quem somos, de quem Deus é, éticos, sensíveis à dor do próximo ou solidários, desapegados das coisas materiais, tendo uma nova maneira de trabalhar, valorizando mais a família e reconhecendo, aqueles que creem em Jesus, a soberania de Deus na História e no Universo. Deus está no trono (Apocalipse 4.1-11). Isto basta!

Oswaldo Luiz Gomes Jacob

1 comentário em “O CORONAVÍRUS OCASIONOU ALGUMAS COISAS NAS QUAIS DEVEMOS PENSAR”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.