IMAGENS DO LÍDER CRISTÃO

O líder cristão deve ser submisso a Pessoa de Cristo. O seu comandante é o Senhor Jesus Cristo. O líder cristão olha para Jesus, procurando imitar à Sua maneira de viver. Ele é um discípulo que aprende todos os dias aos pés do Mestre, meditando nas Escrituras. À semelhança de Jesus, ele é manso e humilde de coração (Mt 11.29). Um moderador por excelência. Uma pessoa comprometida com a unidade da igreja. Mas há algumas imagens de um líder cristão que precisam ser expostas para a nossa compreensão mais madura do tema.

Ele é um soldado. Aqui notamos claramente a disciplina física e mental de um soldado. Este é alguém submisso ao seu superior. Ele obedece a ordens. Ele as cumpre porque foi chamado e treinado para isso. O soldado deve se dedicar à tarefa dAquele que o alistou para a guerra (2 Tm 2.4). Outra imagem é a do agricultor. A sua função é plantar, limpar e colher. Ele deve saber o que está plantando. A semente é essencial. Ele deve ter paciência entre plantar e colher. Conhecer o tempo e as estações (Tg 5.7). Ele trabalha e deve ser o primeiro a se beneficiar dos frutos colhidos (2 Tm 2.6). Também temos o atleta. Este é conhecido por sua disciplina, treinamento e perseverança. O seu alvo é chegar na frente, vencer a prova. Geralmente os atletas são um exemplo de superação, de vencer desafios. Ele deve cumprir o regulamento (2 Tm 2.5). Há um preço a pagar. Ele é também um administrador ou mordomo. Deve cuidar com amor e zelo do que o Senhor lhe confiou a partir de Sua multiforme graça (1 Pe 4;10,11). O Senhor vai cobrar de cada um de nós o que fizemos com os dons e talentos que nos foram confiados por Ele. Ele é também o piloto que é conduzido pelo GPS (Guia Paternal Seguro). É o Senhor que o conduz. É o Senhor que lhe concede capacidade para chegar ao objetivo. Há uma grande responsabilidade no ato de pilotar, de comandar uma aeronave. Comandar pessoas é um desafio constante. Devemos depender do Senhor para exercer a nossa função com excelência. Ele é o médico. Como tal, ele auscuta o coração dos liderados. Ele os ouve com atenção. Examina as reações. Faz o diagnóstico correto e receita o remédio na medida. Ele está interessado na saúde dos seus liderados, daqueles que trabalham com ele. Procura fazer o check-up dos seus comandados.

Todas as imagens acima nos ensinam disciplina, produtividade, perseverança, resiliência, zelo, direção e saúde ou vida saudável do líder. Este deve buscar sempre a excelência a partir das imagens descritas aqui. Sabemos que o autêntico líder cristão faz as coisas acontecerem a partir de sua consciência de missão. Ele não se acomoda, mas trabalha duro. Treina e divide as tarefas. Produz através de várias pessoas. O líder cristão autêntico não é centralizador, mas descentralizador. Ele não diz: vão. Ele diz: vamos. Sejamos líderes diferenciados. Busquemos a criatividade do Espírito. Confiemos nAquele que tudo pode (Fil 4.13). Que todas as imagens consideradas nesse texto sejam uma motivação para o nosso trabalho de liderar pessoas em Cristo Jesus. Ele é o nosso modelo de líder. A nossa vida é seguí-lO e serví-lO sempre para a Glória de Deus Pai!

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pastor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.