COMO DEVE SER O NASCIDO DE NOVO? QUAIS DEVEM SER AS SUAS CARACTERÍSTICAS? (*)

Texto: 2 Coríntios 5.18-20

· O nascido de novo, o cristão genuíno, é filho de um Deus reconciliador. “Deus estava em Cristo reconciliando o mundo e nos deu esse ministério”. Então, o cristão é um conciliador, reconciliador.

· Ele deve ter intimidade com Deus como Enoque. Deus o levou para Si. O Senhor Deus o trasladou mediante a Sua maravilhosa graça

· Deve ter a obediência e o planejamento de Noé, que construiu a arca debaixo da determinação de Deus. Deus nos chamou como edificadores de vidas!

· Deve ter a fé de Abraão que saiu de Ur dos Caldeus sem saber para onde ia e, mais tarde, na sua velhice, ordenado pelo Senhor, ofereceu seu filho Isaque no altar no Monte Moriá. Não Isaque, mas Deus passou a ser o centro da sua vida.

· Deve ter a persistência de Jacó, que lutou com o anjo e prevaleceu. Mas deixou de ser um atleta olímpico para ser um atleta paraolímpico. Um exemplo de perseverança e dependência.

· Deve ter a pureza de José, que amava a Deus mais do que os prazeres deste mundo. Na verdade, Deus era o seu prazer que regulava os outros prazeres.

· Deve ter a coragem de Davi que, no poder do Senhor, venceu o gigante Golias. É só no poder do Senhor que vencemos as batalhas do dia a dia.

· Deve ter a intrepidez do profeta Elias que, no seu enfrentamento com os profetas de Baal, no poder do Senhor, venceu a batalha contra a idolatria.

· Deve ter a integridade de Daniel que não se contaminou com as iguarias do rei e não deixou de orar, mesmo sendo proibido de fazê-lo. Foi condenado à cova dos leões, mas o Senhor o livrou com grande poder.

· Deve ter a sensibilidade de Jeremias, o profeta que chorou ao ver o povo de Israel sendo infiel ao Senhor, andando na imoralidade e na idolatria.

· Deve ter o compromisso messiânico de Isaias, profeta de Deus, que nos trouxe a esperança do Messias – o Senhor Jesus Cristo –, 750 anos antes do “Verbo que se fez carne e habitou entre nós”.

· Deve ter a coragem e a seriedade de João Batista que pregou o que povo precisava ouvir e denunciou o pecado de Herodes Antipas, que adulterava com a esposa do seu irmão Filipe.

· Deve ter a renúncia de Mateus ao deixar a coletoria, bem como de Pedro, Tiago e João, que deixaram sua empresa de pesca para seguirem e servirem a Cristo.

· Deve ter o espírito evangelístico-missionário de Paulo, o apóstolo, que, transformado por Cristo, passou de perseguidor a perseguido, amando mais o Senhor do que a si mesmo.

· Deve ter a disposição de doar, de ser um mordomo autêntico como Barnabé e Dorcas.

. Deve ter o amor de Jesus Cristo, que deu a Sua vida por nós na cruz, morrendo e ressuscitando dentre os mortos para a nossa justificação. 

Sim, todos os personagens bíblicos citados amaram mais o Senhor do que as suas próprias vidas. A excelência de seguir e servir a Cristo só é real quando Ele é o nosso Salvador, Senhor, modelo e a nossa PRIORIDADE.

(*) Pastor Oswaldo Luiz Gomes Jacob, Segunda Igreja Batista em Barra Mansa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.