JESUS SABE

Este foi o tema usado pelo Pastor Edgar Barreto Antunes, pastor da PIB de Nova Iguaçu, por ocasião dos 40 anos de ordenação e de ministério do Pastor Gerson Januário (14.03.2015), na Igreja Batista Central em Barra Mansa, sul do estado do Rio de Janeiro. O pregador utilizou o texto de João 13.1-20, quando Jesus lava os pés dos Seus discípulos e afirmou que o Mestre é sábio e nós, ignorantes, enfatizando o verso 7: “O que eu faço, não o sabes tu, agora, mas tu o saberás depois”. Jesus sabe tudo e nós nada sabemos. Nele estão todos os tesouros da sabedoria e da ciência (Cl 2.2,3). À luz desta verdade, o pastor Edgard me deu um insight muito precioso.

Numa outra ocasião, o Senhor Jesus havia visto Natanael debaixo da figueira muito antes dele ter chegado lá e ser chamado por Filipe (João 1.48). Jesus sabia quem era Zaqueu e que ele subiria naquele sicômoro em Jericó para vê-lO. Jesus sabia que Lázaro estava doente, que morreria e que Ele o ressuscitaria depois de quatro dias. Muito antes de ser informado, Jesus sabia que Pedro, Tiago e João não apanhariam nenhum peixe depois de trabalharem no mar toda a noite. Jesus encheu as suas redes de peixes e os chamou para o ministério. Eles deixaram tudo e obedeceram ao chamado do Salvador (Lc 5.1-11). Jesus sabia que a mulher samaritana havia tido cinco maridos e o que estava com ela não era seu marido (João 4.18,19). O testemunho daquela mulher confirma que Jesus sabe tudo (João 4.29). O Senhor realmente sabe todas as coisas. Ele conhece perfeitamente os nossos motivos. Conhece todas as nossas palavras antes de as falarmos. Jesus examina minuciosamente o mais profundo das nossas entranhas. Discerne perfeitamente todas as nossas necessidades. O autor sacro do hino 81, do Cantor Cristão, diz no seu estribilho: Cristo sabe das nossas lutas; guiará até o fim chegar; nenhum amigo há igual a Cristo, não, nenhum! Não, nenhum!

Nós não sabemos, mas Ele sabe perfeitamente todas as coisas. Ele está pronto a nos socorrer em nossas múltiplas necessidades. Ele tem pleno conhecimento de nossas carências. Como Médico ferido, Ele sempre está pronto a buscar os que estão cansados e oprimidos e os aliviar (Mt 11.28-30). O fato de sabermos que Jesus sabe, isso tranqüiliza, traz paz e descanso para o nosso coração e, ao mesmo tempo, nos enche de temor e reverência. Pela aplicação da obra de Cristo, pelo Seu sangue derramado na cruz, a nossa cardiopatia é curada. Sabemos que sem Ele nada do que foi feito se fez (João 1.3).

Como é precioso e seguro termos a consciência de que Jesus sabe todas as coisas. Nada, absolutamente nada, escapa à Sua inspeção, ao Seu perscrutar. Ele sabe que somos pecadores e que podemos confiar no Seu sacrifício. Jesus conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó. Ele é o Pastor que dá a Sua vida pelas ovelhas (João 10.10,11 e 28). A sabedoria de Jesus sempre o fez reconhecer a paternidade de Deus Pai e a instrumentalidade do Espírito Santo. A sabedoria do Mestre desenvolve em nós uma capacidade de dependência dEle, pois Ele mesmo diz: “Sem mim nada podeis fazer”(João 15.5)..

Jesus sabia que Pedro haveria de negá-lo e Judas traí-lo, mas Ele os amou até o fim (João 13.1). O amor de Jesus é tangível, encorajador, motivador e desafiador. Ele nos deixou a Grande Comissão para que a cumpríssemos (Mt 28.18-20). Ele vê as oportunidades e nos coloca em Seus planos por nos amar com um amor furioso. O Senhor Jesus sabia da personalidade de Paulo e lhe permitiu um espinho da carne, mas, ao mesmo tempo, disse ao apóstolo: A minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza (2 Co 12.9,10).

Jesus é o Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da eternidade e Príncipe da Paz (Is 9.6). Ele sabe que precisamos de orientação, de Sua fortaleza, de vivermos na perspectiva da eternidade e de Sua maravilhosa paz. É muito bom vivermos nAquele que sabe todas as coisas. Descansamos na Sua sabedoria e em nossa ignorância. Jesus é Aquele que levou sobre Si as nossas enfermidades com as nossas dores. Por Suas pisaduras fomos sarados (Is 53,4,5). Jesus sabe das nossas mazelas, nossos medos, nossas taras, nossos maus pensamentos e sentimentos, nosso juízo temerário e outros defeitos. Todavia, Ele nos ama profundamente por Sua obra na cruz e na ressurreição. Ele sabe das nossas lutas e está conosco (Mt 28.20). Ele é o nosso contentamento e a nossa provisão. Louvado seja o Pai porque o Filho sabe todas as coisas. Devemos andar como Ele andou (1 João 2.6).

Encanta-me a sabedoria de Jesus. Suas palavras na hora certa e pelas razões certas. Ele nos ensinou a ser simples como as pombas e prudentes como as serpentes. Ensinou-nos a trabalhar enquanto é dia. Ele é o nosso Mestre com quem andamos como aprendizes. Realmente, Jesus sabe tudo e nós nada sabemos. Jesus é Aquele que se fez carne e habitou entre nós (João 1.14). O que importa, na verdade, é que Jesus sabe tudo o que sou e o que eu preciso para Glorificar o Pai.

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pastor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.