O SENHOR É O MEU PASTOR

 

Senhor, esta é a afirmação segura de Davi, Teu servo, rei de Israel, homem segundo o Teu coração! Davi estava absolutamente certo da sua declaração de fé. Ele foi pastor e sabia das implicações da tarefa. Sabia que era um pastor deficiente, cheio de falhas, limitações e deformações. Eu me identifico com ele nessa condição humana. Na sua declaração de fé, ele deixa claro que Tu és o Pastor perfeito, benigno em todas as Tuas obras e estás perto, muito perto, de todos os que Te invocam e o fazem de verdade. De que aqueles que estão debaixo de Tua proteção têm toda a Tua provisão. Tu és inesgotável em Ti mesmo. Tens recursos inesgotáveis. De nada têm falta os que Te obedecem, os que se submetem ao Teu pastoreio. Tu és o modelo de pastor, pois nos amas profundamente em Cristo Jesus, o Filho-Pastor que deu a Sua vida na cruz para nos salvar perfeitamente e que afirmou: “Eu sou o Bom Pastor e dou a minha vida pelas ovelhas” (João 10.11).

O Senhor é o meu pastor e não me faltará o essencial para viver dignamente. O Senhor me sustenta com a Tua graça e esta graça é melhor do que a vida. Tenho experimentado ao longo dos anos Tuas misericórdias e a Tua graça, Teu favor que não mereço. O Teu amor é tão profundo e, portanto, incomparável. Os Teus juízos e propósitos são perfeitos. Tu me fazes descansar na Tua fidelidade. Ainda que eu seja infiel, Tu permaneces fiel, pois não podes negar-Te a Ti mesmo (2 Tm 2.13). Tu me conduzes às águas tranqüilas e refrigeras a minha alma. O mesmo rei Davi diz que na Tua presença há delícias perpetuamente (Sl 16.11). Andar com o Senhor é andar no descanso, na confiança, sem ansiedade, e na certeza de Teu cuidado paternal. Tu me guias pelas veredas da justiça que está em Cristo, Teu Filho Amado. Na verdade, Tu és a minha justiça. Fui justificado por Tua graça e esta me basta. Pela graça sou o que sou e a Tua graça não é vã para comigo (1 Co 15.10).

Senhor, meu Pastor, mesmo que eu ande por caminhos perigosos, Tu estás comigo me dando proteção e me corrigindo. Tu queres que eu ande por caminhos certos na Tua presença. Tu me guardas dos meus inimigos, dos que desejam me atingir, me derrubar. Tu me livras do poder do Inimigo da minha alma. Tu me ensinas a amar os meus inimigos com o Teu amor em Cristo Jesus. Tu me unges, aprovas, em Cristo e fazes transbordar o meu cálice. Como tenho sido abençoado por Ti! Posso indagar, extasiado, como o salmista: “Que darei ao Senhor por todos os Seus benefícios para comigo? (116.12). Sei que é apenas graça, graça maravilhosa derramada sobre mim por meio de Cristo Jesus. Essa graça me basta, pois o poder do Senhor se aperfeiçoa na minha fraqueza. Aliás, nas minhas fraquezas me glorio para que sobre mim repouse o poder de Cristo Jesus, Teu Filho tão amado! (2 Co 12.9,10)

Sim, o Senhor é o meu Pastor e nada me faltará, pois a Tua bondade e a Tua misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida e a Casa do Senhor, na eternidade, está preparada para mim e para todos os que O amam, e o Senhor enxugará minhas lágrimas e não haverá mais luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram (Ap 21.4). Tenho certeza desta verdade porque Jesus a prometeu categoricamente (João 14.1,2). Como Paulo, “eu sei em quem tenho crido e estou bem certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia” (2 Tm 1.12). Nada devo temer, pois o Senhor está comigo nas circunstancias mais difíceis. Nada, absolutamente nada, me poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8.38,39). Esta é a minha segurança absoluta. É a minha âncora inabalável. O Senhor é o meu Pastor, Aquele que cuida de mim. Não temerei o que me possa fazer o homem. Sei que nada acontece se Tu não quiseres. Diz o profeta Jeremias: “a minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nEle” (Lm 3.24). Esta é a minha convicção. Confio no Senhor como o meu Pastor. Louvado seja o Senhor, o meu Pastor, Aquele que é a minha suficiência todos os dias!

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pastor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.