FOCO E REVERÊNCIA

Estes dois substantivos estão ligados intimamente. Infelizmente uma boa parte das pessoas não entende o que seja reverência e a sua relação com o foco ou atenção concentrada. Quando tenho reverência ao Senhor é porque estou focado nEle. A minha atenção está nEle. Mas, na verdade, somos tão dispersos, desatentos, desfocados, que não adoramos adequadamente o nosso Majestoso Deus, Sublime Senhor seja na vida pessoal, seja na vida coletiva. Há um tributo difuso. O profeta Habacuque nos exorta, dizendo: “Mas o Senhor está em Seu santo templo; toda a terra se cale diante dele” (2.20).

Tenho observado – e sofro por isso – que as pessoas têm perdido o foco, a atenção concentrada na Pessoa do Senhor e na Sua Palavra. Na verdade, Ele não tem sido a PRIORIDADE. Causa-me profunda angústia ao coração quando constato crentes desatentos, ocos, alheios à meditação. São muito bons com celulares, Ipads, Ipods, tablets, notebooks, mas ruins na comunicação, no tete a tete, olho no olho, cara na cara. Procuram estudar os aparelhos, examinar os manuais para uma operação fácil, mas não estudam o próximo, não têm interesse em conhecer melhor as pessoas para lidar melhor com elas. É sofrível ver relacionamentos tão vazios de significado. Muitas vezes interesseiros. Convenientes. Quando não tenho foco no Senhor dificilmente terei no meu próximo, no meu irmão.

A nossa atenção concentrada no Senhor e na Sua Palavra trará conseqüências muito significativas, tais como: Sensibilidade espiritual, discernimento, sabedoria, coração aquecido, profundidade nos relacionamentos, adoração autêntica, amor genuíno e solidariedade com os que sofrem.
Tenhamos reverência a partir do foco. Sejamos adoradores genuínos, verdadeiros. Deus se agrada de tais (João 4.24). Sejamos sinceros em nossos relacionamentos. Invistamos nos relacionamentos saudáveis, cuja centralidade é Cristo Jesus, Senhor nosso! Reverência e foco têm sérias implicações em nossas relações. Pensemos nisto.

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pastor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.