O LÍDER SE IMPORTA

 

A palavra ‘importar-se’ significa “importância, seriedade, magnitude, vasteza, vastidão, consequência, consideração, ponderação, peso, estimação, apreço, cotação, monta, valor, qualidade, relevância, vulto” (Azevedo: 284).

Importar-se com a situação das pessoas é uma característica do líder autêntico. Ele tem sensibilidade a flor da pele. O seu coração é amoroso e compassivo. Ele tem a capacidade da empatia. Sente com os liderados e os acompanha de perto. O seu prazer é ajudar, ser útil nas circunstancias mais difíceis.

Neemias se importou com a situação do povo na cidade de Jerusalém. Ao receber a noticia do caos em que se encontrava a cidade, os seus habitantes e compatriotas, ele se assentou e chorou diante de Deus. Ele estava muito bem no palácio do Rei Artaxerxes, mas estar com o povo de Deus era mais importante para ele, pois ele se importava.

Ao se importar, ele conversou com o Rei, pediu autorização para ir e solicitou salvo-conduto para chegar à sua amada cidade e reconstruí-la na companhia do seu povo. Neemias é um exemplo clássico de alguém que está focado na missão. Ele a recebeu de Deus e a cumpriu com prazer. Enfrentou inimigos, mas os venceu no Senhor. Recebeu convites para se afastar da missão, mas os recusou. Era um homem que tinha coerência.

Neemias utilizou todas as estratégias da parte do Senhor. Ele tinha um alvo, pagou o preço e chegou lá. O seu prazer era o Senhor. Em todo o tempo dependeu de Yahweh para manter-se firme no trabalho de reconstrução da cidade. Em 52 dias ele cumpriu a missão. Precisamos ter alvos certos, contarmos com pessoas certas e pelas razões corretas.

Que o nosso coração de líder se importe com os desvalidos, com os que mais precisam. Sejamos homens e mulheres tomados pela missio Dei. Que o traço do nosso serviço ao Senhor e ao outro seja a alegria. Que o Pai renove nossas forças, ilumine nossas mentes e fortaleça os nossos corações no exercício eficaz da missão que Ele nos ordenou.

Neemias foi um homem bem sucedido porque a vontade de Deus era o centro da sua vida. Ele se importava com os outros porque Deus sempre se importou com ele. Sejamos sensíveis como ele nos relacionamentos com o próximo. Que Ele nos capacite a ter relacionamentos saudáveis. Que Ele aumente a nossa sensibilidade com o outro. Importar-se é o nosso desafio na tarefa de liderar no contexto do Reino de Deus.

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.