LÍDERES QUEBRANTADOS

Deus tem prazer em usar líderes quebrantados – homens e mulheres que O amam e se humilham diante de Sua grandeza. Deus usa tremendamente líderes que se satisfazem nEle. Que como Isaias dizem: “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou um homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos” (Is 6.5). Eles reconhecem a sua incapacidade para a Missão. “Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós, pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica” (2 Co 3.5). Os quebrantados têm consciência de sua fraqueza, de suas limitações e dificuldades de relacionamento, pois quando olham para si mesmos veem tanta incoerência, tantas fraquezas e orgulho no trato com o outro. Eles são tomados de um santo temor como Pedro diante do milagre da pesca maravilhosa feito por Jesus. “Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador” (Lc 5.8). A cada dia reconhecem suas mazelas e buscam, pela confissão e arrependimento, a santificação de vida. Eles são pessoas sensíveis na sua comunhão com Deus e aprendem com Jesus a serem mansos e humildes de coração (Mt 11.29). Como precisamos de lideres alquebrados diante da santidade de Deus! Que o buscam nas madrugadas. Lideres sinceros, tomados de um santo temor.

Precisamos de lideres da envergadura de Neemias que largou a sua zona de conforto – o Palácio do rei Artaxerxes de quem era uma espécie de secretário –, e compreendeu a missão que o Senhor lhe havia dado. Quando soube da condição do povo de Deus em Jerusalém e como estava a cidade, chorou copiosamente diante de Deus. “Tendo ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus” (Ne 1.4). Ele aceitou a determinação do Senhor para reconstruir da cidade. Usado por Deus, trabalhou fazendo as reformas físicas, espirituais e éticas juntamente com Esdras. Líderes quebrantados são usáveis e usados pelo Senhor para o cumprimento do Seu propósito. Eles não têm vergonha de chorar, reconhecer seus erros. Não se defendem, mas confiam na fidelidade de Deus Pai, tendo Jesus como o seu Advogado. Eles sabem de onde vêm e para onde vão, pois sabem com quem estão. A porção deles é o Senhor. Eles têm prazer no Santo dos Santos por meio de Cristo Jesus.

Líderes quebrantados têm prazer na intimidade com o Senhor à semelhança de Jesus Cristo. Esta intimidade é uma característica da obediência incondicional. Traz percepção em relação a si mesmo e ao próximo. A sua visão é ampla. A sua consciência de missão é muito sensível. O evangelho de Cristo é o seu prazer. Ser esta espécie de líder agrada muito a Deus, pois Ele não despreza um coração quebrantado e contrito. Aqui está o testemunho de um grande líder, o rei Davi. “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus” (Sl 51.17). Ele era considerado um homem segundo o coração de Deus. Tinha prazer na sua relação com o Pai. Os seus salmos são uma linda poesia de amor a Deus. O Senhor está buscando homens e mulheres cujos corações estejam nEle. Que O buscam noite e dia incansavelmente. Sejamos esta espécie de líderes. Que nossas atitudes e os nossos atos revelem Cristo em nós, a esperança da glória. Que a nossa postura como líderes quebrantados seja modelada pela ética do Reino de Deus. Que o nosso quebrantamento glorifique o Seu santíssimo nome.

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.