SER JOVEM CRISTÃO

“… Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a Palavra de Deus permanece em vós, tendes vencido o maligno” (1 João 2.14c).

Ser jovem cristão é aproveitar muito bem este período tão bonito e exuberante sempre na perspectiva de Cristo Jesus, nosso Senhor. Vocês, jovens, têm a vantagem da força física. Sabemos, contudo, que por si só esta força não resolve. É necessária a disposição em aproveitar muito bem este tempo para a realização dos propósitos de Deus. João, o velho apóstolo, escreveu aos jovens dando ênfase ao poder espiritual deles. Creio que João está se referindo a jovens comprometidos com a verdade de Deus, jovens cujo coração estava centrado em Cristo e não abriam mão do compromisso com Ele, dispostos a pagarem o preço.

Como jovens cristãos, devem dizer não a toda a sorte de apelos do mundo. Dizer não às drogas, às más companhias, ao sexo antes do casamento, ao namoro indecente, às palavras sujas, aos filmes pornográficos, às piadas apimentadas, às conversações indecentes, à corrupção, ao jeitinho, a toda sorte de imoralidade. Vocês devem estar conscientes do seu compromisso com o testemunho pessoal e a evangelização do mundo. Não sentirem vergonha de testemunhar o evangelho de Cristo aos seus colegas de escola e de trabalho, reafirmando a sua identificação cristã.

Os autênticos jovens cristãos vencerão o maligno tendo a Palavra de Deus guardada em seu coração. Prevalecerão sobre o inimigo da sua alma na medida em que se revestirem da armadura de Deus (Ef 6.10-20). A Palavra de Deus no coração dos jovens há de fazê-los firmes e constantes no caminho do Senhor e não haverá brecha para a ação devastadora do maligno, do destruidor. A vantagem dos jovens nascidos de novo não está na sua força física, mas na sua intimidade com o Senhor, no poder do Espírito Santo. Devem buscar este poder todos os dias (Ef 5.18). Não é por força e nem por violência, mas pelo Espírito Santo.

Há algumas perguntas que precisamos fazer: Será que este texto que João escreveu se aplica aos jovens de hoje? Vocês têm sido fortes no Senhor? Têm resistido ao mundo? Têm vencido o maligno na força do Senhor? Como estão na vida espiritual? E o seu testemunho, tem sido relevante neste tempo tão confuso? Vocês estão prontos para serem usados pelo Senhor na pregação do evangelho a outros jovens? A sua vida em casa tem sido uma benção? E na Igreja? Responda a estas perguntas honestamente e faça um propósito diante do Pai de ser um jovem ou uma jovem com compromisso, vivendo e pregando o genuíno evangelho de forma relevante neste mundo perdido. Se você assim proceder, Deus será glorificado em sua vida.

Seu pastor e amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.