“EVANGELHO: SABER, CRER E ENTENDER”

 

Evangelho quer dizer “boas noticias; noticias alegres e de esperança”. Segundo Paulo, “ele é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê” (Rm 1.16). O evangelho é Jesus Cristo prometido, manifestado, sofredor, morto, ressurreto, ascendido aos céus e que voltará para buscar os Seus. Sabemos que o arrependimento, a fé e a obediência fazem parte do conteúdo do evangelho sempre apontando para Cristo. Evangelho fala da obra da cruz (1 Co 1.18). Proclama a manifestação da graça de Deus por meio da fé (Ef 2.8-10). Evangelho é quebrantamento, seriedade com Deus e serviço ao outro. Evangelho é o Espírito agindo, revelando a suficiência de Cristo ao coração do homem, produzindo paz e comunhão plena.

Em relação ao evangelho eu preciso saber. Aqui a idéia é que sou informado dele, isto é, alguém o compartilha comigo. Diz o texto que “a fé vem pelo ouvir e o ouvir da Palavra de Deus” (Rm 10.17). Isto é saber do seu conteúdo. Depois que eu sei, aí começo a crer. O Eunuco da rainha de Candace na Etiópia (At 8.26-40), lia o profeta Isaias, mas não entendia. Felipe fê-lo saber de quem se tratava o texto – o Senhor Jesus – e o explicou. A partir deste fato, o eunuco passou a crer. Após a experiência do crer, aquele etíope entendeu e quis ser batizado. O Espírito levou Felipe, o evangelista, para que aquele homem cresse e entendesse o evangelho. Agora, comprometido com o evangelho de Cristo, ele volta feliz para o seu país. Tem consciência da sua missão. Os verbos saber, crer e entender passaram a fazer parte da sua vida. Certamente o mesmo aconteceu conosco.

Onde quer que estejamos, as pessoas saibam, creiam e entendam o evangelho de Cristo. Como Paulo, que não nos envergonhemos dele (Rm 1.16). Que testemunhemos do seu poder. Repartamos com as pessoas tendo convicção e alegria. Sejamos instrumentos de Deus para que o mundo saiba, creia e entenda acerca da suficiência de Cristo, o Senhor. Não percamos tempo. Aproveitemos cada oportunidade para fazermos Cristo conhecido. Não transformemos a Grande Comissão deixada por Jesus (Mt 28.18-20) na Grande Omissão. Espalhemos a semente do evangelho de Cristo!

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pastor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.