PARA A MENTE CANSADA

O cansaço mental é muito mais complicado do que o cansaço físico. Este com um pouco de descanso resolve, mas aquele pode levar ao stress, à depressão, a transtornos no raciocínio, a sérias complicações orgânicas. Resulta em problemas no relacionamento como a impaciência, o nervosismo. Produz a ansiedade. Na verdade é uma retro-alimentação.

A mente cansada se constitui um obstáculo para o aprendizado eficiente. Ela é um peso. Ela pode prosperar para uma insônia, o que agrava a situação. Obstrui o raciocínio. Compromete os caminhos do pensamento.

Para aliviar a mente cansada a pessoa precisa pensar no Senhor, no Seu amor, na Sua graça e na Sua misericórdia. Paulo nos ensina a pensar nas coisas do alto, onde Cristo está assentado à direita do Pai (Cl 3.1-4). Ele também declara que nós temos a mente de Cristo (1 Co 2.16). Esta mente tem quatro focos fundamentais: o Senhor, eu, o próximo e as circunstâncias.

O que podemos fazer mais para aliviar a mente cansada? Atentarmos para o conselho de Jesus: olharmos para os lírios do campo; para as aves do céu; para a natureza tão bela que Deus criou com amor (Mt 6.25-34). O nosso desafio é descansarmos a mente experimentando o contato com a natureza, colocar os pés na areia do mar; andar descalço em casa; ouvir os pássaros; observar as estrelas; fechar os olhos diante do nascer e do pôr do sol; relacionar-se com pessoas saudáveis emocional e espiritualmente; ajudar as pessoas carentes servindo no voluntariado cristão; ler e meditar na Palavra; estudar bons livros; usar as mãos para fazer alguma arte, enfim, fazer coisas diferentes da rotina.

Olhar para Jesus significa a saúde da mente, a fortificação do coração e ampliação da visão. Descansar na obra de Cristo na cruz e na ressurreição significa descansar a mente das preocupações da vida. No descanso da mente, preciso pensar em tudo o que é verdadeiro, puro, justo, amável, de boa fama, alguma virtude. Nestas coisas que devo ocupar a minha mente (Fil 4.8).

Para a mente cansada, o Senhor tem a renovação (Rm 12.2). A mente renovada é um antídoto para a mente cansada. Esta é um peso, enquanto a mente renovada é um descanso. Jesus faz o convite: “Vinde a mim todos vós que estás cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mt 11.28). Ele mesmo diz que encontraremos descanso para as nossas almas. É em Cristo que a mente cansada encontra descanso, alívio, renovação e saúde. Descansemos a mente nEle e haverá paz (Is 26.3).

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pr.

2 comentários em “PARA A MENTE CANSADA”

  1. Muito bom Pastor….. Que Deus o abençoe sempre n aprodução de textos tão maravilhosos qua tanto nos edificam…. È Verdade temos que ler mais a biblia e nos prender as lições de Jesus." Vinde a mim vós que estais cansados. Só nos braços do Pai encontramos descanso.
    Como disse o Pr. Mário Fernnadesz " Pai, ensina-me a ter foco nas coisas do Teu Reino para que eu não gaste energias naquilo que não aumenta minha compreesão da Tua vontade."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.