CRISTO É TUDO

 

“Onde não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo e em todos” (Colossenses 3.11)

Esta era a visão e a convicção de Paulo, o apóstolo aos gentios. É impressionante como este servo de Deus interpreta a Pessoa e Obra de Cristo de maneira coerente, lúcida e inspirada. Neste estudo, procurei pinçar textos em sua epístola aos colossenses, que confirmam esta realidade que é Cristo em nós, a esperança da glória (Cl 1.27), bem como outros testemunhos bíblicos. A hermenêutica de Paulo acerca de Jesus tem a chancela do Espírito Santo e do Pai.

Há algumas afirmações sobre Jesus nesta carta magnífica. Ele é o Filho do amor do Pai: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor”(Cl 1.13). A nossa redenção: “no qual temos a redenção, a remissão dos pecados”(1.14). A imagem visível do Deus invisível e o Primogênito de toda a criação: “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”(1.15). O Criador : “pois nEle foram criadas todas s coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele” (1.16). Ele é antes de todas as coisas: “Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste” (1.17). A cabeça do Corpo – da Igreja: “Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o principio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia” (1.18). Nele reside toda a plenitude: “porque aprouve a Deus que nele residisse toda a plenitude” (1.19,20). O meio de reconciliação entre Deus, o Pai, e o homem: “e que, havendo feito a paz pelo sangue da Sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus” (1.20). A nossa circuncisão e esta do coração: “Nele também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo” (2.11). Ele é a nossa vida: “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então vós vos manifestareis com ele, em glória” (3.4). Toda a Escritura revela de modo muito claro e profundo a Suficiência da Pessoa e da obra de Cristo.

Quem é Jesus para você? Ele é uma concepção da sua mente, um sentimento do seu coração ou uma Pessoa revelada na consciência, na natureza e nas Escrituras? Paulo testifica que Cristo é TUDO porque é o Deus-Homem, segunda Pessoa da Triunidade divina para cumprir o propósito do Deus Pai. Jesus não é simplesmente para ser sentido, mas crido. Ele veio para buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19.10). Ele veio para dar vida e esta em abundância (João 10.10). Ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14.6). Ele é único Mediador entre Deus e o homem (1 Tm 2.5). Ele é o Pão da vida (João 6.35). Ele é o Alfa e o ômega (Ap 1.8). Não temos alternativa, pois Jesus Cristo é a nossa única esperança (João 6.68).

OSWALDO LUIZ GOMES JACOB

1 comentário em “CRISTO É TUDO”

  1. Paulo Gomes Coelho da Silva

    Oswaldo.
    Muitos falam sobre o Mestre, mas andam como andam os Políticos de Brasília. Envolvidos nos “lobes”, nos interesses corporativistas, quebrando princípios éticos que nem os políticos corruptos, entre eles quebram. Logo, seu texto cresce em grandeza e profundidade para mim, pois sei do seu caráter e de sua sua ética. Conheci e conheço vários pastores, mas existem poucos que chamo de irmão. Você é um deles. Parabéns pelo Blog, vou ser leitor fiel.
    Paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.