O líder cristão e as lições da videira

Cada vez mais que leio e recebo informações  sobre a videira, fico mais impressionado com a sua performance. Jesus, no Seu sábio ensino,  a tomou como ilustração de Sua vida e obra. Quando falamos em videira falamos de frutos. Estes são muito bons  para a saúde. É incrível como a videira, com os seus galhos secos, começa a produzir folhas verdes no processo de gerar frutos. Jesus foi o maior líder de todos os tempos e se considerou a videira verdadeira. Quando a estudamos constatamos algumas particularidades. As melhores videiras do mundo estão na França, que é também um dos maiores e melhores produtores de vinho do mundo. Elas são plantadas em terra fértil e recebe pouca água. Precisam de muito sol, muito frio e devem ser podadas no tempo apropriado para dar mais fruto.  Os frutos excelentes vêm pelo sofrimento da planta. As aparentes intempéries são, na verdade, instrumentos de Deus para o crescimento da árvore e do seu fruto. Jesus nunca prometeu isenção de aflições, lutas, dificuldades, mas afirmou estar conosco porque Ele venceu o mundo (João 16.33).

O líder cristão tem muito a ver com a videira. Ele tem muito a ver com o Senhor Jesus. Assim como a videira descansa antes de produzir as folhas verdes e o fruto, precisamos aprender a descansar no Senhor para florescermos. Descansar significa confiar e trabalhar em paz. Foi o que Jesus fez. Deus, o Pai, é “quem efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade” (Fil 2.13).  Como é precioso confiarmos na fidelidade de Deus!  Ele opera eficazmente em nós e através de nós somente por Sua graça e misericórdia para cumprir o Seu propósito em Cristo. A pouca água, o sol causticante, o frio intenso e a poda representam o sofrimento na vida do líder para o seu crescimento e produção de frutos. Quando permanecemos em Cristo somos pessoas bem sucedidas porque é uma relação de completa dependência. Ele diz que “quem permanece em mim, esse dá muito fruto” (João 15.5).  Ele ainda diz enfaticamente: “…porque sem mim nada podeis fazer” (João 15.5).  O sofrimento do líder é usado por Deus para gerar frutos e aperfeiçoá-lo. Torná-lo maduro e eficiente. Ele deve buscar sempre a sua semelhança com Jesus.

A videira é Jesus. O líder é o galho e, consequentemente, o discípulo. Há uma dependência produtiva. Há alegria no sofrimento. Vejamos Paulo e Silas, discípulos de Jesus, que estavam presos, mas que à meia noite cantavam hinos de louvor ao Senhor |(At 16.19-40). Os profetas de Deus sofreram, mas deram frutos. Aprendemos muito com o sofrimento. O doutor Paul Brand – que trabalhou com leprosos –  sempre reafirmou a ‘dádiva da dor’. Somos chamados a uma vida de intimidade com o Servo Sofredor, o Senhor Jesus. Assim como o sol, a pouca água, o frio intenso e a poda são elementos essenciais para que a videira continue viva e dando fruto, assim o líder é trabalhado pelo Senhor para revelá-lO ao mundo. Se o evangelho da graça chegou até nós é porque Deus quis e usou homens e mulheres comprometidos com a Sua santidade e amor; graça e poder; justiça e verdade; paz e alegria.

A videira permanece plantada em terra fértil, recebe o tratamento de Deus pelos mecanismos que Ele mesmo criou e produz o fruto. O líder deve permanecer firme na Palavra, olhando para Jesus e seguindo Seus passos. O líder comprometido com a Videira, que é Jesus, está determinado a revelar o fruto produzido pelo Espírito Santo. Como lideres, precisamos andar no Espírito para não satisfazermos à concupiscência da carne (Gl 5.16). À medida que enfrentamos o sofrimento aprendemos a caminhar por fé e não por vista. Dependemos mais de Deus e nada de nós mesmos. Se a suficiência da videira vem pelo sistema criado por Deus para ela dar fruto, assim a suficiência da Videira Verdadeira – Jesus Cristo – em nós,  há de proporcionar muito fruto para a glória do Pai. Jesus é a Videira Verdadeira e nós somos os galhos, os discípulos. Ligados a Ele podemos dar muito fruto para a Glória do Pai.

2 comentários em “O líder cristão e as lições da videira”

  1. Luiz Carlos Barbosa

    Caro Pastor Jacob

    Primeiramente obrigado pelo telefonema, encheu meu coração de alegria e lembranças dos bons tempos. O artigo acima:O líder cristão e as lições da videira, está excelente, claro simples e conciso, tudo que o Sr sabe fazer. Muitissimo obrigado e saudações em Cristo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.