Quem é o presidente da igreja?

Discute-se muito hoje em dia a legitimidade do pastor como presidente da igreja. Há igrejas que já estão adotando leigos na sua direção. O pastor é relegado a um ‘funcionário’ da igreja, liderado por gente que muito pouco entende do Corpo de Cristo.

 

Lamentavelmente muitas igrejas estão se tornando empresas, cujos lideres não sabem mais o que é viver pela fé. O pragmatismo está contaminando o tecido eclesiástico, como se o material fosse superior ao espiritual. A organização superior ao organismo. É inadmissível conceber lideres subjugando o organismo. Não há base bíblica para tal procedimento.

 

O organismo não está a serviço da organização, mas esta a serviço do organismo. Concordo plenamente que o pastor não deve estar preocupado com obras, compra de material para a igreja, administração de pessoal. Ele delega tarefas para os leigos da igreja. Moisés aprendeu esta prática com Jetro, seu sogro (Ex 18.21). Sabemos sobejamente que a administração precisa ser compartilhada, mas o pastor é o presidente que, à luz da vontade Soberana do Senhor, comanda a igreja. Ele é o orientador espiritual. É o profeta que ensina como ter a visão do dinheiro, por exemplo, que, como dizia Roberto MacAlister, é um assunto altamente espiritual.

 

Sabemos que há pastores humilhados por leigos que querem mandar na igreja. Querem impor suas idéias. São os coronéis eclesiásticos. Elementos, muitas vezes, dissimulados, sem nenhum espírito cristão. Esta analise não é de um pastor que está frustrado no ministério e nem que passou por esta experiência, mas de alguém que conhece situações constrangedoras de leigos na presidência da igreja.

 

Precisamos de homens e mulheres que nos auxiliem. Como eles são relevantes! Mas a palavra final, à luz da vontade do Senhor e pela mediação da Igreja, é do seu presidente. Jesus, Paulo e demais lideres do Novo Testamento, que entendiam e sofriam pela igreja, possuíam norte, direção. A igreja crescia em Atos porque os ministros, auxiliados pelos diáconos e demais lideres, dirigiam a Igreja. Eles o faziam com amor, zelo e disciplina. Consultavam o Senhor acerca da igreja. Planejavam e empreendiam à luz da vontade de Deus.

 

Nós precisamos dar um basta na ‘síndrome do pequeno poder’ de muitos lideres de nossas igrejas. É mister que vivamos e ensinemos a servir. Sermos como o Senhor Jesus que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos” (Mt 20.28).

 

Tenhamos em nossas igrejas lideres com o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus. Despir-nos de tudo o que impede de servirmos à semelhança do Servo Sofredor. Sermos como João Batista que disse: “Importa que Ele cresça e eu diminua”. Não é possível sermos igreja numa atmosfera de disputa de cargos. O que precisamos na igreja é de cargas. Devemos levar as cargas uns dos outros para cumprirmos a Lei de Cristo.

 

O pastor é o presidente da igreja. Presidente debaixo da autoridade de Deus, que usa a Sua igreja. Tendo consciência que a obra de Deus, feita à maneira de Deus tem o sustento de Deus (Hudson Taylor). Líder humilde, que aprende diariamente com Jesus. Homem santo, amoroso, manso e dependente do Pai. Homem que crê que “toda a boa dádiva e todo dom perfeito vem do Pai das luzes, em quem não há sombra de variação”. (Tg 1.17).

 

Presidente da igreja cujo Senhor é Jesus. Foi Ele que a comprou com o Seu próprio sangue para torná-la saudável e livre de ingerências perniciosas e nocivas que comprometem a sua expansão. Graças a Deus pelos pastores que, juntamente com lideres leigos de visão, lideram as igrejas para a sua edificação, expansão e, principalmente, para a Glória de Deus.

1 comentário em “Quem é o presidente da igreja?”

  1. Doriscélio de Souza Pinheiro

    há muita confusão e muita vaidade em muitas igrejas batistas hoje em dia. na música emitamos e negamos nossas origens… cantamos cânticos espirituais, alguns de excelente qualidade mas outros… façam-me o favor! negamos nossa eclesiologia e nossa forma de administrar. esquecemos que temos uma estrutura transparente e fácil de ser reconhecida por toda membresia. O Pastor é também o Presidente: o líder responsável pela administração de todas as áreas da Igreja. Jetro não disse a Moisés para renunciar as tarefas administrativas mas para dividir/compartilhar responsabilidades. eu creio no sistema de ministérios, onde os crentes, voluntariamente, se engajam para exercerem seus dons, talentos e serviços. é um método. não é o método. não creio que exista o método: existem métodos que se tornam eficazes numa Igreja e num contexto sócio-econômico e não se prestam a este serviço em outras Igrejas e situações. Mas em todas as situações o Pastor é o Presidente e é o principal líder da Igreja. Deve administrar de uma forma democrática. Deve formar uma equipe responsável e sábia. Mas é ele que exerce um chamado de DEUS e deve ser fiel a este chamado: ensinar, consolar, doutrinar, administrar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.