// você está lendo...

Sem categoria

SEJA LUZ

 

“Falando novamente ao povo, Jesus disse: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida’” (João 8.12).

Disse alguém que não se pode varrer a escuridão de um quarto, mas pode-se acender a luz e assim afugentá-la. A luz, além de iluminar, produz vida. Ela é responsável pela fotossíntese, isto é, quando a planta, sob a luz, absorve o gás carbônico do meio ambiente e produz o oxigênio. O Senhor Jesus, num dialogo com os religiosos judeus, esclarece a Sua natureza e missão: “Eu sou a luz do mundo”. Esta expressão mostra que Jesus é o Deus encarnado, a fonte inesgotável de luz. É muito interessante que no texto anterior os religiosos e os curiosos levam a mulher apanhada em flagrante adultério para que Jesus a julgasse. Eles e a mulher estavam em trevas. Precisavam da Luz da Vida. Jesus é a luz que ilumina a escuridão de uma vida no pecado, na imoralidade e também de uma vida mergulhada no legalismo ou religiosidade sem vida. Nada fica encoberto diante do Senhor, pois Ele sonda, examina as nossas entranhas. Revela quem somos e como podemos experimentar a mudança radical pela luz do Seu evangelho. Sendo luz, podemos exercer o nosso testemunho para que outras pessoas conheçam a luz.

Jesus é a luz em duro contraste com as trevas que caracterizam este mundo. Ele é a luz que traz vida e esta em abundância (Jo 10.10). A luz que ilumina e permite que a visão seja nítida. Ryle diz: “Jesus afirmou ser a única solução para um mundo perdido. Ele surgiu no mundo, assim como o Sol, para difundir luz, vida e paz em um mundo de trevas. Ele convida todo o que deseja ajuda e orientação espiritual a converter-se a Ele e torna-Lo seu líder. Assim como o Sol é o centro de todo o sistema solar – o centro de luz, vida e fertilidade –, o Senhor Jesus tornou-se o centro de luz, vida e paz para o mundo de pecadores”. O Senhor Jesus é a luz do amor num mundo de ódio; da justiça num mundo de injustiça; da verdade num mundo que vive na mentira; da integridade num mundo de corrupção; da pureza num mundo de imoralidade; do perdão num mundo de ressentimento e amargura. Ele nos chama para andarmos em Sua luz, isto é, para segui-lo e servi-lo em amor e devoção; adoração e serviço; louvor e contentamento. Tudo isso para que o homem creia em Sua obra na cruz e na ressurreição. Ele chama o homem para sair das trevas e andar na luz. Sair do centro de si mesmo para o centro da vontade de Deus que está na em Cristo Jesus, a luz do mundo. Experimente esta luz. Se você já a experimentou, então SEJA LUZ.

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pr.

Segunda Igreja Batista em Barra Mansa, RJ.

Compartilhe e Aproveite:
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • del.icio.us
  • Live
  • Technorati
  • LinkedIn
  • Sphinn
  • email
  • Facebook

Comente