// você está lendo...

Sem categoria

EM CRISTO

Aqui está a base e a razão da teologia paulina. Era o centro do ensino do apóstolo aos gentios. Essa expressão é recorrente em suas epístolas. Em 23 versículos do capítulo 1 de Efésios a expressão locativa (em Cristo, nEle), aparece 12 vezes. Essa expressão me encanta e me faz cantar porque é a razão da minha fé e da minha esperança. Estar em Cristo é experimentar a segurança, mansidão, humildade e o poder do Espírito Santo. Vivendo no Redentor, aprendemos dele a cada dia: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11.29,30). Viver em Cristo Jesus, significa viver uma vida contida no contentamento (Filipenses 4.10-20). Uma vida de plena alegria no meio das circunstâncias mais adversas. Foi assim com Paulo na prisão em Roma, quando escreveu aos filipenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos” (4.4).

Estar em Cristo me dá a certeza de que Ele é a minha alegria todas as manhãs, a renovação das minhas forças todas as tardes e o meu descanso todas as noites. Cristo Jesus é a sabedoria de Deus Pai revelada em carne e osso aos homens: “Gostaria, pois que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face, para que os seus corações sejam confortados, vinculados juntamente em amor, e tenham toda riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos” (Colossenses 2.2,3). Ele é o nosso Redentor perfeito que nos salvou perfeitamente em Sua obra perfeita na cruz. Estar em Cristo é experimentar a comunhão maravilhosa com o Pai. Em Cristo, Deus, o Pai, operou a nossa reconciliação com Ele (2 Coríntios 5.18-20). Estar em Cristo, pela experiência do novo nascimento, nos garante a certeza da vida eterna: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10.28).

Em Cristo somos mais que vencedores sobre as tentações, perseguições, calúnias, difamações ou qualquer outra circunstância difícil. Ele prometeu estar com a gente até o final dos tempos (Mateus 28.20). Ele é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim; Aquele que era, que é, e que há de vir (Apocalipse 1.8). Estar em Cristo, portanto, é uma experiência singular, incomparável e insubstituível. Aquele que está em Cristo Jesus, além de viver nele, vive por Ele, dEle, sob Ele e para Ele. Deus é glorificado quando estamos em Cristo, crucificados, mortos e ressuscitados com Ele: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas cousas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a vossa vida, se manifestar, então vós vos manifestarei com ele, em glória” (Colossenses 3.1-4).

Em Cristo, somos novas criaturas para vivermos em novidade de vida, tendo o Senhor confiado a nós a palavra da reconciliação: “E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. (2 Coríntios 5.1719). Graças a Deus pelo Seu dom inefável em Cristo Jesus! (2 Coríntios 9.15)

Oswaldo Luiz Gomes Jacob

Compartilhe e Aproveite:
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • del.icio.us
  • Live
  • Technorati
  • LinkedIn
  • Sphinn
  • email
  • Facebook

Comente