// você está lendo...

Sem categoria

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: VOCÊ TEM?

Cidadão inteligente, cuida do meio ambiente.

Comemoramos no dia 05 de Junho o Dia Mundial do Meio Ambiente. A cada ano melhora um pouco, mas ainda está muito distante do ideal. O povo de um modo geral não sabe lidar com o meio ambiente ou o ecossistema, com o seu habitat mais amplo. Sofremos com o lixo no chão, com a falta de coleta seletiva, a contaminação dos rios, as ocupações às margens do rio, os lixões, a contaminação do lençol freático. Somos o povo do desperdício, da falta de educação e zelo (pois jogamos no mesmo vasilhame restos de comida, lata de alumínio, lata de folha de flandres, restos de frutas, óleo de cozinha usado, etc) pelo lugar onde vivemos. Não sabemos agradecer e valorizar a natureza tão bela e produtora que o Senhor deixou para nós. Não sabemos o enorme valor da natureza que, bem cuidada, é para o nosso bem e para a Glória do Deus Criador (1 Co 10.31).

Os nossos gestores públicos são ineficientes. Muitos deles estão desligados, insensíveis a essa matéria tão importante na agenda do desenvolvimento e da economia sustentável. Somos um povo que desperdiça água, luz solar (não a aproveitamos adequadamente), vento (como é importante a energia eólica), alimento, oportunidades, lixo orgânico para fazer adubo e tantas outras coisas. Diz a Palavra de Deus que “o Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden, para que o homem o cultivasse e guardasse (Gn 2.15). Somos os ecônomos, os administradores, os mordomos de Deus designados para administrar a Sua criação na perspectiva dEle.

Volto à pergunta-tema: Você tem consciência ambiental? Se tem, certamente possui as seguintes práticas: 1) Gasta a água essencial para lavar carro, tomar banho, lavar louça, calçada, etc; 2) Faz a separação do que é reciclável e o deixa no portão para que a Prefeitura recolha e isto gerará emprego e renda, além de limpar o meio ambiente; 3) Investe na energia solar; 4) Armazena a água da chuva para lavar a calçada, molhar o jardim e fazer outras coisas; 5) Aproveita o óleo de cozinha usado, que é matéria-prima para o biodiesel e para o sabão ecológico; 6) Utiliza os restos de legumes, frutas, verduras e comida de um modo geral para fazer adubo orgânico; 7) Estimula os familiares, vizinhos, colegas de trabalho e escola, bem como os irmãos da Igreja a fazer a separação do material reciclável. São práticas simples, mas que têm um enorme ganho para a saúde de todos nós.

Sejamos administradores dos recursos naturais que nos foram dados graciosamente pelo Senhor! Cuidemos com amor de toda a natureza. Sejamos os guardas das fontes, das nascentes, dos rios, das cachoeiras, do mar, das montanhas, das florestas, dos animais silvestres, enfim, de tudo o que Deus criou para Si mesmo e, secundariamente, para nós! Que Ele seja louvado em nossa administração solidária, eficiente e beneficiadora!

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pastor.

Compartilhe e Aproveite:
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • del.icio.us
  • Live
  • Technorati
  • LinkedIn
  • Sphinn
  • email
  • Facebook

Comente