// você está lendo...

Sem categoria

BIBLIA

 

Bíblia significa ‘livros’ ou uma ‘biblioteca divina’. Ela é a Palavra de Deus. Conhecida como Escrituras Sagradas, Santas Escrituras, Livro Santo, Palavra Viva e Eficaz, Escritura. Que livro maravilhoso! A Bíblia é a mensagem de Deus para as entranhas, para o coração do homem. Penetra até a divisão da alma e do espírito e discerne pensamentos e intenções do coração (Hb 4.12). Ela é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (Sl 119.105). Ela ministra o diagnóstico e o prognóstico de Deus a cada um de nós. Revela o amor incondicional de um Deus que sempre se importa conosco em Cristo Jesus. A Bíblia é a Palavra inspirada que quebranta o nosso coração. Imprime em nós a mente de Cristo. Ela é Palavra de sabedoria, discernimento e encorajamento. Palavra que revela o nosso pecado, a nossa desobediência (Rm 3.23; 6.23). Mostra claramente a nossa doença – um coração mau, perverso e enganoso (Jr 17.9,10). Revela o Cristo que cura por meio da Sua morte na cruz e ressurreição (Is 53). Que Ele nos incluiu na Sua morte para ressuscitarmos com Ele em novidade de vida (Rm 6.1-11). A Bíblia revela quem é Deus e quem somos sem rodeios.

A Bíblia nos encanta e nos motiva a cantar o amor de Deus, a nossa redenção. Ela nos ensina a ser gratos por tudo e em todo o tempo (1 Ts 5.18). Ela nos ensina a perdoar os que nos ofendem com base no amor de Deus, pois só podemos perdoar os que nos ferem com o perdão de Deus. A Palavra revela a nossa insuficiência e a suficiência de Cristo Jesus. Mostra a nossa incapacidade de reconciliação com o outro e, ao mesmo tempo, a reconciliação operada em nós em Cristo Jesus (2 Co 5.18-20). A Escritura nos ensina a olhar para os nossos inimigos com olhos do Pai. A Palavra de Deus produz em nós o contentamento de Cristo. Ela nos ensina a não nos embriagarmos com o vinho, mas a nos enchermos do Espírito Santo (Ef 5.18). As Escrituras Sagradas são as narrativas dos grandes feitos de Deus na História. Estes feitos devem ser contados aos nossos filhos, netos. A Bíblia é a mensagem do evangelho de Cristo que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16).

A nossa concepção do que seja a Bíblia definirá a nossa atitude para com ela. Amemos a Palavra de Deus. Que ela seja o nosso presente para todos aqueles com os quais nos relacionamos. Que ela esteja no centro do nosso coração. Possamos dizer como o salmista: “Como amo a tua lei! Ela é minha meditação o dia todo” (Sl 119.97). Que livro extraordinário que narra a história de vidas tão comuns! Que revela magistralmente a história do amor de Deus em Cristo Jesus. Que a Palavra de Cristo habite ricamente em nós, em toda a sabedoria; ensinemos e aconselhemos uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão no coração (Cl 3.16). Que os nossos cânticos sejam bíblicos. Nossa ética seja bíblica. O nosso casamento esteja fundamentado na Palavra de Deus. Nossos negócios sejam ordenados pela Palavra. Nossos relacionamentos sejam operados pelo ensino bíblico. As nossas finanças sejam dirigidas pela mordomia da Palavra. Que a nossa visão do meio ambiente, o nosso trato com ele seja marcado pelos padrões bíblicos de excelência. Que os valores da família sejam bíblicos. Sejamos fiéis ao ensino da Palavra. Ajamos com ortodoxia fundamentada no Livro Santo. Sejamos ouvintes e praticantes da Palavra à semelhança do homem que construiu a sua casa sobre a rocha (Mt 7.24). Então, casa forte, vida forte; casa firme, vida firme. A Bíblia foi inspirada e revelada pelo Espírito para que a obedeçamos. Deus, nosso Pai, requer isso de nós para o testemunho do evangelho, nossa edificação e para a Sua Glória.

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pr.

Compartilhe e Aproveite:
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • del.icio.us
  • Live
  • Technorati
  • LinkedIn
  • Sphinn
  • email
  • Facebook

Comente