// você está lendo...

Sem categoria

A HUMILDADE DO LÍDER

 

Jesus nos ordenou a aprender dEle (Mt 11.29). Na escola de liderança do Mestre a humildade é uma das disciplinas fundamentais. Não é possível ser líder sem o reconhecimento de sua incapacidade. Jesus, nas bem-aventuranças, disse: “Bem aventurados o humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus (Mt 5.3). No Reino poderoso do Senhor só é súdito quem é humilde, quem tem consciência de sua pequenez e de que é pó, barro. Uma das características dos lideres do passado era a humildade. O apóstolo Paulo deixou isto muito claro em 2 Corintios 3.5: “Não que sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se viesse de nós, mas a nossa capacidade vem de Deus”. Liderança é para os que dependem totalmente de Deus Pai, vive pela suficiência de Cristo e anda no poder do Espírito Santo.

Ser humilde é ter a atitude Davi que, ao lutar com Golias, o fêz na força do Senhor dos Exércitos; é ser persistente como Jacó quando lutou com o anjo para ser abençoado; é ter a fé de Abrão (depois Abraão) que, ordenado por Deus, saiu de sua terra pela fé; é ter a alegria de Paulo e Silas que, mesmo no sofrimento, na prisão, cantavam hinos a Deus; é ter a consciência de submissão como João Batista em relação a Jesus; é ter a pureza de Timóteo; a liberalidade de Barnabé; o amor de João; ter a sensibilidade do profeta Jeremias; ter a visão do profeta Isaias – a visão de Deus assentado num alto e sublime trono que resultou na consciência de sua impureza; é ser como Jesus que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos (Mt 20.28).

Somos chamados à humildade em nosso relacionamento com o Senhor e com o nosso próximo. Um coração humilde honra ao Senhor. Serve mais e melhor. Busca o aperfeiçoamento no conhecimento do Senhor e de Sua Palavra. Vive a vida no Espírito para não satisfazer os desejos da carne (Gl 5.16). A humildade é um traço marcante no líder-servidor. Ele tem prazer em servir. Ela nos conduz a olhar para dentro de nós, num exame à luz da Palavra de Deus. Sejamos humildes como o Mestre.

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pastor.

Compartilhe e Aproveite:
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • del.icio.us
  • Live
  • Technorati
  • LinkedIn
  • Sphinn
  • email
  • Facebook

Comente