// você está lendo...

Sem categoria

A CORRUPÇÃO E O SEU COMBATE

Corrupção, corrução ou corrompimento, em sentido lato, corresponde à ideia de decomposição. Na esfera das relações humanas em particular, está relacionado ao subornoː ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra. Busca oferecer ou prometer vantagem indevida a qualquer pessoa, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício, conforme o artigo 333 do Código Penal brasileiro de 1940.

Segundo Calil Simão, é pressuposto necessário, para instalação da corrupção, a ausência de interesse ou compromisso com o bem comum. "A corrupção estatal é caracterizada pela incapacidade moral dos cidadãos de assumir compromissos voltados ao bem comum. Vale dizer, os cidadãos mostram-se incapazes de fazer coisas que não lhes tragam uma gratificação pessoal".

Entre os crimes contra a administração pública previstos no Código Penal Brasileiro, estão o exercício arbitrário ou abuso de poder, a falsificação de papéis públicos, a má-gestão praticada por administradores públicos, a apropriação indébita previdenciária, a lavagem ou ocultação de bens oriundos de corrupção, emprego irregular de verbas ou rendas públicas, contrabando ou descaminho, a corrupção ativa e passiva, entre outros (Wikipédia, pesquisa feita em 27.08.2018).

A corrupção é um desvio de caráter. Cretinice pura. Compromete a unidade familiar, as instituições e o país. No Brasil, ela é endêmica. Já é metástase. Já contaminou todo o Estado brasileiro. Está presente em todo o governo, em empresas e instituições. Envergonha homens de bem. Traz indignação em vários setores da sociedade. A corrupção limita o crescimento de um país, comprometendo a sua capacidade econômico-sustentável. A corrupção enfraquece a esperança, ofusca a visão de futuro, cria desconfiança, promove o caos em todos os níveis do governo e da sociedade. Ela envergonha o país. Torna-o enfraquecido. Compromete a criatividade e a competitividade. Denigre a moral da nação. Torna o país inviável. A corrupção produz violência. Promove o medo. A corrupção faz escola e cria um sistema altamente pernicioso.

A prática da corrupção deve ser punida exemplarmente e com todo o rigor da lei. Os corruptos devem ser presos, ter confiscados os seus bens, pedir perdão à família, à sociedade e ao País. Aos homens e mulheres de bem, a corrupção é enfraquecimento, nervosismo e sonos pesados. A corrupção barra sonhos. Elimina projetos nobres. Ela está comprometida com a mesmice, com a falta de projetos e com a letargia. A corrupção é implacável com quem a combate. Ela é dissimulada e perigosa. Os corruptos são bandidos extremamente perigosos. Eles não têm escrúpulos. A sua origem é a natureza de Adão. Corrupção é pecado contra Deus e contra o próximo. Ela é fruto de um coração enganoso e perverso (Jr 17.9,10; Salmos 58.3).

As forças democráticas comprometidas com a ética devem criar mecanismos que dificultem bastante a prática da corrupção. É primordial que a combatamos no seu nascedouro, promovendo a integridade em todos os níveis da sociedade, em todas as instituições. Lutarmos para a criação de uma base muito sólida de honestidade a toda a prova. Votarmos em pessoas íntegras, não viciadas, que tenham história de serviço isento na sociedade civil. Declararmos guerra ao jeitinho brasileiro, criando leis duríssimas. Lutemos implacavelmente contra a malversação dos recursos públicos. O texto do profeta israelita é muito próprio para este tempo: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6.8). O Salmo 15, Salmo de Davi, é de um valor incalculável quando se fala em viver uma vida íntegra, incorrupta e nobre. O salmista nos ensina a viver com integridade, praticar a justiça; de coração, falar a verdade; não difamar com a língua; não fazer mal ao próximo e não aceitar suborno de forma alguma. Sabemos que a corrupção é uma praga que não será eliminada, mas poderá ser drasticamente diminuída em nosso amado Brasil. Combatamos sem trégua a CORRUPÇÃO!

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pr.

Compartilhe e Aproveite:
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • del.icio.us
  • Live
  • Technorati
  • LinkedIn
  • Sphinn
  • email
  • Facebook

Comente